terça-feira, 18 de agosto de 2009

Projeto- Lixo

PROJETO – LIXO NO LIXO
EEEFM “ECOPORANGA”
PROFª : MÁRCIA CARINA MARQUES DOS SANTOS MACHADO
TEMA: LIXO
CONTEÚDO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO
MÍDIAS:TEXTOS,JORNAL, REVISTAS, COMPUTADOR, DVD,TV, MÁQUINA DIGITAL, FILMADORA
OBJETIVOS:
· Observar e analisar fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir uma meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida:
· Diferenciar prática escolarizada e prática social de produção de textos;
· Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade
DESENVOLVIMENTO
· Fazer uma leitura dramatizada do texto “ O lixo” de Luís Fernando Veríssimo
· Fazer questionamentos em relação ao texto incentivando os alunos a localizarem informações explícitas e inferirem informações implícitas
· Solicitar aos alunos que pesquisem e selecionem textos, de diferentes gêneros textuais, sobre o lixo para a próxima aula.
· Dividir a sala em grupos, peça que os alunos façam leitura compartilhada dos textos que trouxeram e selecionem 01 para ser socializado com os outros grupos.
· Após socialização dos textos, incentive os alunos a reconhecerem posições críticas em relação aos costumes, às atitudes das pessoas, aos usos sociais e às informações adquiridas em relação ao lixo. Durante a incentivação promova uma discussão orientada.
· A partir dos conhecimentos adquiridos e dos questionamentos apresentados a seguir, solicitar a produção individual de uma crônica. ( Como seria o lixo de uma família composta por um casal? Como seria o lixo de uma família que tem um bebe de dois meses? Como seria o lixo de uma família com 06 componentes? Como seria o lixo de uma família composta por um casal de idosos?

· Assistir vários vídeos educativos:A história do lixo; Lixo, consumismo e reciclagem; Lixo mínimo. Fazer questionamentos e reflexões sobre cada vídeo assistido.
· Peça aos alunos que observem o lixo produzido durante o turno estudado e elaborem um mural educativo para compartilhar conhecimentos com toda a comunidade escolar
· Os alunos produzirão um vídeo educativo sobre o lixo, com apoio de todos os professores e exibirão para a comunidade escolar

TEMPO PREVISTO:15 AULAS
AVALIAÇÃO:
Participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário