terça-feira, 18 de agosto de 2009

como se apresentar em público

Como se apresentar em público Márcia Carina
"O comunicador ideal é aquele que fala bem, com técnica, elegância, fluidez, inteligência e naturalidade, conquistando facilmente a atenção e a simpatia dos ouvintes. Seu bom humor contagia, sua agudeza de espírito envolve e cativa os demais em qualquer contexto, tanto quanto a um grande número de pessoas, em situações formais ou informais, profissionais ou sociais".

Dicas para driblar o medo de falar
1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.
3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.
5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.
6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.
8) Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.
9) Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.
10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.
Reinaldo Polito
Dicas para falar melhor
1) Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.
2) Pronuncie bem as palavras - sem exagero.
3) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.
4) Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais.
5) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
6) Tenha um vocabulário adequado ao público.
9) Dê à sua fala início, meio e fim.
10) Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.
7) Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação.
8) Tenha postura física correta
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
V – VONTADE
I – INFORMAÇÃO
P – PRÁTICA

V – VONTADE
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
I - INFORMAÇÃO
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
•a aplicação dos conhecimentos
•o treino das habilidades de comunicação verbal e não-verbal
•a percepção do outro
•a coragem para a auto-análise
6o Caminho – A arte de ouvir
Curiosidades:
Ouvimos 4 ou 5 vezes mais depressa do que falamos
Falamos em média 90 a 120 palavras por minuto
80% do nosso tempo gastamos em comunicação:
§Lendo 4%
§Escrevendo 11%
§Falando 22%
§Ouvindo 63%
7º Caminho
Celebrar as conquistas e buscar novos desafios

Nenhum comentário:

Postar um comentário