quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS DE MEMORIZAÇÃO

DICAS PARA MEMORIZAÇÃO
- Preste atenção às informações que recebe. Caso contrário, os mecanismos naturais de fixação das lembranças não funcionam. Reparar nos detalhes ajuda a recordar rostos, nomes e ocasiões.
2 - Durma bem, respeitando a quantidade de horas necessárias para o seu organismo, pois a fixação de novos dados ocorre durante o sono.
3 - Pratique atividades que exijam concentração e raciocínio. Ao ler, por exemplo, você trabalha os sistemas visual e verbal. Isso significa que um bom livro pode ajudá-lo a se recordar não só de tudo o que ouve, como tudo o que vê. Fazer palavras cruzadas e entreter-se com brincadeiras e jogos do tipo xadrez também estimulam a memória.
4 - Tente manter a lógica em suas tarefas diárias, procurando organizá-las de acordo com critérios de prioridade. E lembre-se: nem tudo deve ser prioridade em seu dia-a-dia.
5 - Reduza o stress com técnicas de relaxamento e exercícios físicos regulares. Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que caminhadas diárias retardam o envelhecimento do cérebro, pois liberam endorfina (neurotransmissor que nos deixa calmos). "Nesse estado, conseguimos nos concentrar melhor", ensina Iván Izquierdo.
6 - Anote e abuse da agenda. Assim, você pode arquivar números, datas e compromissos diários sem ter de desperdiçar espaço no seu computador cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário