terça-feira, 18 de agosto de 2009

como se apresentar em público

Como se apresentar em público Márcia Carina
"O comunicador ideal é aquele que fala bem, com técnica, elegância, fluidez, inteligência e naturalidade, conquistando facilmente a atenção e a simpatia dos ouvintes. Seu bom humor contagia, sua agudeza de espírito envolve e cativa os demais em qualquer contexto, tanto quanto a um grande número de pessoas, em situações formais ou informais, profissionais ou sociais".

Dicas para driblar o medo de falar
1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.
3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.
5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.
6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.
8) Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.
9) Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.
10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.
Reinaldo Polito
Dicas para falar melhor
1) Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.
2) Pronuncie bem as palavras - sem exagero.
3) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.
4) Fale com boa velocidade - nem rápido nem lento demais.
5) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.
6) Tenha um vocabulário adequado ao público.
9) Dê à sua fala início, meio e fim.
10) Fale com emoção - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.
7) Cuide da gramática, pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação.
8) Tenha postura física correta
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
V – VONTADE
I – INFORMAÇÃO
P – PRÁTICA

V – VONTADE
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
I - INFORMAÇÃO
4 – Aplicação do recurso V.I.P.
•a aplicação dos conhecimentos
•o treino das habilidades de comunicação verbal e não-verbal
•a percepção do outro
•a coragem para a auto-análise
6o Caminho – A arte de ouvir
Curiosidades:
Ouvimos 4 ou 5 vezes mais depressa do que falamos
Falamos em média 90 a 120 palavras por minuto
80% do nosso tempo gastamos em comunicação:
§Lendo 4%
§Escrevendo 11%
§Falando 22%
§Ouvindo 63%
7º Caminho
Celebrar as conquistas e buscar novos desafios

Projeto - PROPAGANDAS

Projeto: Propagandas

Objetivos :
Envolver a comunidade buscando clientes interessados na criação de propagandas para suas empresas
Elaborar textos publicitários criativos e coerentes;
Criar slogan e jingle dos estabelecimentos comerciais parceiros:

Público a ser envolvido: 1ª e 2ª série do ensino médio e a comunidade ( comerciantes que se interessarem pelo projeto e a todos que lerem o jornal da escola )

Mídias a serem utilizadas : jornais, revistas, vídeos, computador, televisão e DVD ( material para pesquisa e produção das propagandas)

Dinâmica da atividade :
Apresentar aos alunos várias propagandas em jornais, revistas e TV;
Debater sobre o papel da propaganda, sua importância e objetivos;
Analisar várias propagandas: destacando o slogan, as imagens, a semântica , o público alvo e as diferenças das propagandas dependendo da mídia utilizada para a publicação.
Divisão de grupos; cada um ficará responsável em escolher um estabelecimento comercial da cidade e convidá-lo a participar do projeto com a contribuição de uma quantia em dinheiro e ter sua empresa com propaganda criada pelos alunos publicada no jornal da escola.
Elaboração das propagandas (slogan, imagem, texto,jingle)
Apresentação em sala das propagandas
Publicação das propagandas no jornal (menos o jingle)

Período de realização: 1º bimestre ( as propagandas serão selecionadas e arquivadas e a cada edição do jornal serão publicadas, durante todo o ano letivo)

Critérios de avaliação da atividade :
Participação na atividade proposta;
Criatividade e coerência no trabalho apresentado;

PROJETO JORNAL NA ESCOLA

ESCOLA: EEEFM “ECOPORANGA”
PROJETO - JORNAL NA ESCOLA
OBJETIVOS:
· Despertar o interesse para a leitura.
· Despertar o artista, escritor, jornalista, comentarista, desenhista, líder, observador e etc. que há dentro de cada um.
· Criar um espaço onde os alunos possam se expressar, deixar suas sugestões e reclamações;
· Criar um espaço onde todos, de forma democrática, possam dizer o que pensam ou o que sentem, já que pessoalmente, frente-a-frente, não lhes é dado esta oportunidade; por um motivo ou outro nem sempre os alunos desabafam verbalmente com outra pessoa. E não só eles, mas também nós.
· Interação entre os alunos das diversas séries e turnos.
· Aproximação na forma de amizade.
· Despertá-los para a leitura e escrita de forma bem descontraída e atraente.
· Um canal aberto para atender, no que for possível, às expectativas dos alunos e, não destes somente, mas de todos que usarem este meio para pedir ou ajudar alguém.
· Detectar, através dos recados e mensagens dos alunos, qualquer tipo de anormalidade para que possamos ajudá-los naquilo que for possível.
· Um correio interno divulgando, noticiando todos os acontecimentos relativos ao processo ensino-aprendizagem.


JUSTIFICATIVA:

Vivenciar os fatos ocorridos em seu município, se estado, seu mundo e na própria escola



ETAPAS:
· REUNIÃO COM OS PROFESSORES PARA APRESENTAR O PROJETO;
· SEPARAR AS EQUIPES RESPONSÁVEIS PELA MONTAGEM DO JORNAL A CADA MÊS DO ANO;
· A CADA MÊS A EQUIPE FICA RESPONSÁVEL POR CONFECCIONAR O JORNAL SEGUINDO AS SUGESTÕES DE CONTEÚDO:
Os alunos, assim como qualquer funcionário do colégio, podem se expressar da seguinte forma:

a- Aulas.
b- Projetos.
c- Comemorações.
d- Informativo geral.
e- Recados.
f- Opiniões.
g- Eventos.
h- Sugestões sobre os mais variados temas envolvendo a escola.
i- Lanche escolar.
j- Agradecimentos em geral.
k- Sala dos professores (bastidores).
l- Criatividade
m- Professor nota 10 a ser votado pelos próprios alunos levando em consideração os critérios pré-estabelecidos: expõe as aulas com clareza, coerência; mantém a disciplina e ordem em sala, respeita as diferenças e é querido pelos alunos.
n- Aluno(s) nota 10 a serem selecionados pelos professores nas suas respectivas disciplinas levando em consideração os critérios pré-estabelecidos: participativos, disciplinados, pontuais, assíduos e etc.
o- Sala nota 10 (toda sala ganha o mérito) quando todos cooperam para uma boa aula.
p- Informativo (temas sugeridos por alunos, professores e funcionários administrativos).
q- Mensagem da semana (também sugerido pelos alunos).
r- Urgência – divulgação imediata de informações de extrema importância.
s- Educação – publicação de artigos relacionados à educação.
t- Crônicas
u- Desafios ( de todas as disciplinas)

PUBLICO A SER ENVOLVIDO: 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM ENVOLVIDAS: Jornais, revistas, internet, computador e software específico para jornal, impressora.
TEMPO ESTIMADO: DURANTE TODO O ANO LETIVO

Projeto- Lixo

PROJETO – LIXO NO LIXO
EEEFM “ECOPORANGA”
PROFª : MÁRCIA CARINA MARQUES DOS SANTOS MACHADO
TEMA: LIXO
CONTEÚDO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO
MÍDIAS:TEXTOS,JORNAL, REVISTAS, COMPUTADOR, DVD,TV, MÁQUINA DIGITAL, FILMADORA
OBJETIVOS:
· Observar e analisar fatos e situações a todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir uma meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida:
· Diferenciar prática escolarizada e prática social de produção de textos;
· Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade
DESENVOLVIMENTO
· Fazer uma leitura dramatizada do texto “ O lixo” de Luís Fernando Veríssimo
· Fazer questionamentos em relação ao texto incentivando os alunos a localizarem informações explícitas e inferirem informações implícitas
· Solicitar aos alunos que pesquisem e selecionem textos, de diferentes gêneros textuais, sobre o lixo para a próxima aula.
· Dividir a sala em grupos, peça que os alunos façam leitura compartilhada dos textos que trouxeram e selecionem 01 para ser socializado com os outros grupos.
· Após socialização dos textos, incentive os alunos a reconhecerem posições críticas em relação aos costumes, às atitudes das pessoas, aos usos sociais e às informações adquiridas em relação ao lixo. Durante a incentivação promova uma discussão orientada.
· A partir dos conhecimentos adquiridos e dos questionamentos apresentados a seguir, solicitar a produção individual de uma crônica. ( Como seria o lixo de uma família composta por um casal? Como seria o lixo de uma família que tem um bebe de dois meses? Como seria o lixo de uma família com 06 componentes? Como seria o lixo de uma família composta por um casal de idosos?

· Assistir vários vídeos educativos:A história do lixo; Lixo, consumismo e reciclagem; Lixo mínimo. Fazer questionamentos e reflexões sobre cada vídeo assistido.
· Peça aos alunos que observem o lixo produzido durante o turno estudado e elaborem um mural educativo para compartilhar conhecimentos com toda a comunidade escolar
· Os alunos produzirão um vídeo educativo sobre o lixo, com apoio de todos os professores e exibirão para a comunidade escolar

TEMPO PREVISTO:15 AULAS
AVALIAÇÃO:
Participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dinâmicas de Grupo

Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para siMaterial: papel e canetaProcedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. "não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si" Respeito ao próximo.
Dinâmica: " da Historinha"
Objetivo: Treinar a memorização e atenção. Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver. O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.
Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas"
Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.Material: papel e caneta Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte. Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
Objetivo: Estimular a autoestimaMateriais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!
Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas"
Objetivo: Dinâmica do autoconhecimento;Falar sobre siMateriais: caixinha com tampa, eEspelhoProcedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.
Dinâmica: "Chupa ai"
Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.Muito divertida esta dinâmica!
Dinâmica: " do papel"
Objetivo: DescontraçãoMateriais: pedaço de papel, canetaProcedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!